quinta-feira, agosto 09, 2018

Saudades

Dizem que eu me aproprio das coisas que posso nomear, e que se eu não soubesse dizer saudade, não saberia exatamente senti-la, apenas saberia que estava lá. Mas eu sei o seu nome, e portanto tudo o mais que eu sei é que você está lá.

Não é meu. E o que é meu nem eu quero nomear, às vezes. Eu só quero sentir. Não quero na minha memória, vagando feito um fantasma cheio de correntes que rasgam o chão. Olhares circunspectos temendo pelo futuro. Um sorriso de Forrest Gump sem inventar mais histórias, sem mais poder. O que eu não quero é poder.

Espero você aparecer na televisão, mas nem tudo que vejo me dá vontade de falar. Ainda mais com essa boca machucada, tudo o que eu quero é me esconder. Mensagens cifradas num alfabeto de público seleto e meu repertório está cheio das mesmas imagens. Às vezes são só ossos, outras só carne, mas quando eles se juntam eu tento explicar tridimensionalmente, com meu próprio corpo, é do único jeito que eu sei. Inventar um mundo um degrau acima do térreo é corriqueiro e seguro. A teoria da evolução me prova de vez em quando que a segurança é importante. 

Eu vou de trovadora de banda de circo, com meu macaco mambebe tocando corneta vestido de verde pois é a cor da esperança. Grandes buracos na minha cortina blackout e na minha blusa de lã deixam o vento entrar enquanto eu escrevo a maior frase do mundo, porque eu odiava pontos finais e sempre acabava me rendendo às reticências... mas não mais.

0 comentários: